segunda-feira, 21 de julho de 2014

O DIÁRIO DE BRIDGET JONES - Helen Fielding

Postado por Daniela às 18:16
Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.

Já assisti ao filme desse livro umas 678 vezes, por isso tinha receio de lê-lo (apesar da vontade), não sabia muito bem o que esperar, apesar de conhecer um pouco a personagem e a história, mas como todos sabemos, os livros são sempre mais profundos. 
Bridget é uma inglesa que, como toda mulher tem a auto estima muito baixa, quer perder peso, se sente mal o tempo todo com relação a ela mesma, está solteira apesar dos quase 30 anos de idade e sofre a pressão social que isso envolve. Então, sua resolução de ano novo é escrever um diário. E assim o livro se inicia, com os dias de Bridget, desde 1 de janeiro, contabilizando os cigarros, bebidas, peso e calorias, a narrativa é leve e divertida, ao mesmo tempo rápida, pois cada capítulo nos mostra um pouco do dia da protagonista. A jornalista apaixonada pelo sedutor Daniel Cleaver, um cafajeste que deixa Bridget sem ar, vive em altos e baixos por conta da sua paixão secreta e cria infinitas expectativas após os primeiros sinais de interesse de seu patrão. 
Ao mesmo tempo, há toda a pressão da família para que ela arrume logo um namorado e, porque não o doce/esquisito super rico advogado divorciado Mark Darcy, que ela obviamente tem vários pés atrás. 
O livro é muito bem escrito, esse clássico do gênero chick lit deve ser lido para os amantes desse estilo, a narrativa em primeira pessoa é interessante e bem elaborada e é impossível não se identificar com essa mocinha nada perfeita, engraçada e divertida.

Recomendo que a leitura seja feita antes de se assistir o filme, pois nosso olha muda totalmente, mas caso o filme já tenha sido assistido, é interessante ler o diário de Bridget e conhecer um pouco mais dessa personagem apaixonante.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Dani Di Pace Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting